jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2022
    Adicione tópicos

    Direito processual penal. Princípio da correlação. Causa de aumento de pena

    Ivan Luís Marques
    Publicado por Ivan Luís Marques
    há 9 anos

    Amigos,

    Vejam meu comentários acerca do julgado abaixo (Informativo 510/STJ).

    A causa de aumento de pena não pode ser presumida pelo julgador, devendo o fato que a configurar estar descrito pormenorizadamente na denúncia ou queixa.

    O princípio da correlação entre acusação e sentença, também chamado de princípio da congruência, representa uma das mais relevantes garantias do direito de defesa, visto que assegura a não condenação do acusado por fatos não descritos na peça acusatória.

    É dizer, o réu sempre terá a oportunidade de refutar a acusação, exercendo plenamente o contraditório e a ampla defesa. É certo que, a teor do disposto no art. 383 do CPP, o acusado se defende dos fatos que lhe são atribuídos na denúncia ou queixa, e não da capitulação legal, razão pela qual o juiz poderá, sem modificar a descrição fática, atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que tenha de aplicar pena mais grave.

    Contudo, o fato que determina a incidência do preceito secundário da norma penal deverá estar descrito na peça acusatória, com o objetivo de viabilizar o contraditório e a ampla defesa. Autorizar a presunção de causa de aumento de pena, sem qualquer menção na exordial, configura inversão do sistema de ônus da prova vigente no ordenamento processual, visto que seria imposto à defesa o dever de provar a inexistência dessa circunstância, e não à acusação o ônus de demonstrá-la.

    Precedentes citados: HC 149.139-DF, DJe 2/8/2010; HC 139.759-SP, DJe 1º/9/2011. REsp 1.193.929-RJ, Rel. Min. Marco Aurélio Bellizze, julgado em 27/11/2012.

    Informações relacionadas

    Escola Brasileira de Direito, Professor
    Artigoshá 4 anos

    Qual a diferença entre "Emendatio Libelli" e "Mutatio Libelli"?

    Direito Animado, Promotor de Justiça
    Artigoshá 4 anos

    Os 3 Elementos Essenciais da Sentença!

    Wallace Estrela, Estudante de Direito
    Artigoshá 5 anos

    O princípio da verdade real no âmbito do Processo Penal

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)